COMUNICADO AOS SÓCIOS E AMIGOS DO CIDSENIOR 2020

 

Caros amigos

Não podíamos deixar extinguir o ano 2020 sem voltar de novo ao contacto convosco, dando conta dos nossos anseios e projectos e varrendo eventuais descrenças que pudessem nascer quanto ao nosso empenhamento na prossecução do projecto do CIDSENIOR.

A verdade é que não ficamos incólumes à influência nefasta da famigerada pandemia, que ainda por cima atacou com redobrado vigor quando estávamos a admitir retomar, depois do Verão, o curso regular das nossas iniciativas. Entretanto, a necessidade ajuda muito e a experiência recente do País determinou que estejamos abertos a que muitas-senão todas- das nossas futuras actividades se desenrolarão segundo uma dupla fórmula, presencial e vídeo conferência.

Vamos passar a expor quais são as nossas intenções quanto a actividades a desenvolver no primeiro semestre de 2021, e com tanto mais confiança quanto as actuais perspectivas de se ter encontrado vacinas fiáveis e eficazes para evitar a COVID- 19, porventura antes ainda do fim do corrente mês de Dezembro, se vierem a confirmar indubitavelmente.

Na segunda quinzena de Janeiro haverá dois momentos fortes, porventura combináveis num só momento e local.

O Livro do 3º Ciclo das Conferências do Chiado virá à luz do dia e será vendido ao público. A partir de 15 de Novembro as livrarias já estão cheias dos “ best sellers” para oferecer no Natal, e tentar lançar o Livro ainda em Dezembro seria difícil e provavelmente inglório. Será talvez preferível deixar passar a quadra festiva e aparecer com o nosso Livro num momento de menor concorrência a disputar o espaço nos escaparates.

A 26/27 de Janeiro de 2021 contamos arrancar com um “ Debate da Hora”, sobre o tema “ Prioridades a assegurar na Transição Energética”, de relevante importância para a economia portuguesa, moderado pelo Professor Tiago Domingos e para o qual convidámos os Professores Luís Mira Amaral e Júlia Seixas e o Engenheiro António Vidigal. O local será provavelmente um Auditório do Instituto Superior Técnico ou, em alternativa, da Culturgest.

Em Fevereiro e todos os meses subsequentes até Junho de 2021, contamos promover dois eventos por mês de modo a compensar o tempo perdido com a pandemia no corrente ano.

Na primeira quinzena de Fevereiro um novo “ Debate da Hora”, sobre um tema crucial da sociedade portuguesa no presente momento e em particular dos seniores: “ Como assegurar condições de vida humanas e sem risco aos seniores dependentes portugueses”. Virá decerto a capítulo a problemática da grande maioria dos lares, sem o mínimo de condições, autênticos “armazéns” de casos desesperados, pela acumulação dos efeitos das doenças e da idade. O Debate encontra-se em fase de organização.

Temos em carteira nada menos de cinco aceitações já obtidas para “ Conferências do Chiado”, que não se puderam realizar em 2020.

Se for possível seguiremos em 2021 a ordem que tínhamos já admitido para essas Conferências e, a menos que a indisponibilidade circunstancial de algum conferencista nos obrigue a proceder a alterações, contamos ter na segunda quinzena de Fevereiro a Conferência do Dr. António Capucho, em Março a da Professora Maria do Carmo Fonseca, em Abril a do Engenheiro José Tribolet, em Maio a do Professor Adalberto Campos Fernandes e em Junho a da Professora Elvira Fortunato. Como notarão continuamos a assegurar as “ Conferências do Chiado “ com a nata do pensamento e da cultura portuguesa, em tudo dignos dos seus ilustres antecessores e certamente daqueles que os seguirão.

Esperamos que a primeira quinzena de Março tenha um novo “ Debate da Hora “ sobre o tema “ Exploração do Lítio e de outros minerais raros” de extrema importância para a afirmação e florescimento da economia digital em Portugal, que no entanto não pode ignorar algum mal-estar nas populações mais diretamente atingidas e que temos de ter em linha de conta.

Em Abril o “ Debate da Hora” será sobre o problema sério a médio e, ainda mais, a longo prazo da escassez de água potável em Portugal, ocasionada pelas alterações climáticas e num quadro de crescentes necessidades de consumo.

Contamos que, a breve prazo, teremos mais novidades a dar-vos, sobre estas iniciativas que acabamos de referir e outras que estão numa fase mais atrasada de preparação.

Entretanto, queremos desde já desejar a todos os membros do CIDSENIOR e aqueles que, ao longo do tempo, têm colaborado connosco e dado provas irrefutáveis da sua consideração e amizade, um Bom Natal, e um Ano Novo bem melhor do que aquele que temos atravessado. E que não se tomem estes augúrios por simples formalidade. Mesmo em tempos de pandemia, o espírito do Natal, não está tanto nas luzes coloridas, nas prendas e no bolo-rei, está sobretudo dentro de nós!...

A Direção do CIDSENIOR

Dezembro 2020

Partilhe connosco o que pensa!

   Sugestões, opiniões, propostas e desde logo a sua declaração de adesão ao movimento CidSénior são bem vindos.

Sede provisória: Palácio da Independência

Largo de S. Domingos, nº 11

1150-320 Lisboa

Construção e gestão do site por Edite Correia                                                                                                                       última atualização   17-03-2021

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now