Encontro da constituição do Movimento CIDSENIOR

Caros Amigos e Companheiros da Fundação do CIDSENIOR – Movimento para a Cidadania Sénior

 

1. Vimos mais uma vez dar-vos notícias do nosso Movimento.


Aqueles que não tiveram a possibilidade de estar presentes na nossa 1ªConferencia, realizada faz hoje uma semana, na Fundação Calouste Gulbenkian, gostarão de saber que a iniciativa correu muito bem. O Auditório, que tinha uma lotação de 134 lugares, estava completamente cheio ( colaboradores nossos contaram pelo menos 151 participantes…).

 

Os nossos convidados desempenharam com brilhantismo o seu papel. As duas primeiras intervenções, sobre a Caixa Geral de Aposentações e a Caixa Nacional de Pensões, deram uma imagem muito precisa dessas Instituições. Dada a sua valia e interesse para todos nós elas serão publicadas no site do CIDSENIOR, que em breve estará disponível na Internet, como referiremos mais abaixo.

 

As intervenções no âmbito da Mesa Redonda foram extremamente interessantes, naturalmente matizadas conforme o posicionamento dos nossos convidados relativamente aos temas em discussão. Como a sessão foi gravada, vamos procurar publicar oportunamente no nosso site a súmula da discussão, e bem assim o texto da intervenção final do primeiro signatário deste mail, que desde já se anexa para vosso conhecimento.


Valerá a pena referir que o Dr. João Salgueiro teve palavras de apreço pela criação do nosso Movimento e que, tendo em consideração a conclusão unanime de que não conseguirá resolver-se nenhum dos grandes problemas portugueses (o dos défices, o do desemprego, o das pensões,…) se não for possível retomar o crescimento económico, e que este não poderá arrancar numa base sustentável sem um salto sustentado dos níveis de produtividade na economia portuguesa, nos desafiou a contribuirmos também com ideias para o debate que terá de realizar-se entre nós, para que o País possa sair do pântano em que se debate. O Dr. João Salgueiro também entendeu que, caso venham a ser tomadas medidas discriminatórias dos seniores, sem oposição por parte da Justiça portuguesa, haveria base para um recurso eventual ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

 

2. Depois da Conferência,  já legalizámos a posição do Movimento no Registo Nacional das Pessoas Colectivas, onde temos o nº 510 696 090, que passará a constituir o número do «Bilhete de Identidade» do CIDSENIOR. Depois de esclarecermos outra importante questão administrativa - a posição do CIDSENIOR perante as Finanças - estaremos em condições de solicitar formalmente à Câmara Municipal de Lisboa a cedência de instalações para a Sede do Movimento, nos termos do Regulamento de Apoio que nos foi facultado pela própria Câmara.

 

3. A 1 de Julho reuniremos para acertarmos a estrutura definitiva do nosso site na Internet, que procuraremos manter com informação actualizada para vosso conhecimento. Dele constará um quadro para preenchimento por cada um dos nossos sócios, com informações para nós indispensáveis, e nele se esclarecerá os modos de pagamento da cota associativa (que será muito baixa; 17 euros cobre a cota do primeiro ano mais a jóia inicial, baixando para 12 euros nos anos seguintes).

 

4. Finalmente na 4ªfeira, 3 de Julho, a Comissão Instaladora reunirá para programar os trabalhos que terão que ser desenvolvidos até ao fim do ano, alguns deles enumerados na comunicação final da Conferência, anexa a este mail, bem como as condições em que poderemos eventualmente corresponder aos desafios que o Dr. João Salgueiro nos propôs.5. Voltaremos ao contacto, depois da reunião de 3 de Julho.

 

Amigas saudações

Alberto Regueira

Maria Alexandra Costa Gomes

(pela Comissão Instaladora) 

Conferência CIDSENIOR

A CIDSENIOR  tem o prazer de convidar V. Exª a participar na sua 1ª Conferência.

 

“Deverão os regimes de reformas públicas e privadas convergir? Até que ponto e com que limitações?”

 

Fundação Calouste Gulbenkian, Auditório 3

24. Junho. 2013

10h00 – 13h00

 

Programa:

 

I –     Abertura (Objectivo e Importância da Conferência)

         José Alarcão Troni

 

II -    Intervenções sobre os sistemas público e privado de provisionamento das responsabilidades por pensões de reforma e aposentação.

         Vitor Ferreira
         José Barrias

 

Intervalo

 

III -   Mesa- Redonda sobre os Desenvolvimentos Actuais e as Perspectivas de Futuro dos Dois Sistemas

         Emanuel dos Santos     

         João Ferreira do Amaral (ainda a confirmar)

         Manuela Ferreira Leite

         João Salgueiro

 

IV -    Ilações  a retirar da Conferência. Projectos do CIDSENIOR para o futuro próximo.

         Alberto Regueira

 

cidsenior

Movimento para a Cidadania Sénior

Partilhe connosco o que pensa!

   Sugestões, opiniões, propostas e desde logo a sua declaração de adesão ao movimento CidSénior são bem vindos.

Sede provisória: Palácio da Independência

Largo de S. Domingos, nº 11

1150-320 Lisboa

Construção e gestão do site por Edite Correia                                                                                                                       última atualização   30-03-2020

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now