COMUNICADO AOS SÓCIOS

 

Caros Amigos,

 

1. Na sequência do comunicado anterior, vimos actualizar a informação sobre as nossas actividades.
Como sabem, tivemos em Outubro o início do III Ciclo das “Conferências do Chiado”, com uma magnífica intervenção do Dr. Francisco Pinto Balsemão.
Por indisponibilidade do convidado, transmitida já relativamente próxima do prospectivo evento, não se realizou a Conferência do mês de Novembro, Mas, como verão mais adiante, já se curou de preencher o vazio em causa, no decurso do próximo mês de Fevereiro de 2019.
Para Janeiro mantém-se programada a Conferência do Professor José Santos-Victor, grande especialista da Robótica, sobre “O que se espera da Robótica?” É um tema da maior actualidade, com cada vez maior presença no dia a dia das empresas e também futuramente na nossa vida familiar. Realizar-se-á no Salão Nobre do Teatro da Trindade – Inatel, pelas 18 horas do dia 16 de Janeiro, 4ª feira.
Para Fevereiro recuperaremos o tempo perdido, com a realização de duas Conferências.
A 6 de Fevereiro, nas instalações do Centro Nacional de Cultura, nosso parceiro habitual neste Ciclos, teremos pelas 18 horas o Professor Luís Moita, a desenvolver uma questão crucial: “Estará o Ocidente condenado ao declínio?”. Há muito quem pense que o Século XXI verá a ascensão da Ásia e que só os Estados Unidos da América poderão acompanhá-la … Será assim?

Ainda em Fevereiro, mas no dia 20, teremos a Conferência da Professora Maria de Lurdes Rodrigues, actual reitora do ISCTE, a tratar de “O papel do Ensino Superior no apoio à Investigação Científica” (título provisório). Será no Salão Nobre do Teatro da Trindade – INATEL, pelas 18 horas.
A 13 de Março, igualmente no Teatro da Trindade, pelas 18 horas, teremos a Conferência do Dr. Nicolau Santos, actual Presidente da Lusa e um dos maiores jornalistas portugueses do nosso tempo. O tema é “A Crise da Comunicação Social, vista por um jornalista”. É próximo do tema tratado pelo Dr. Francisco Balsemão, mas a perspectiva é agora diferente. Onde era o grande empresário da comunicação social portuguesa a comunicar as suas preocupações, é agora um jornalista de alto gabarito a transmitir-nos a sua visão.
Para o mês de Abril esperamos (o contacto directo com a Conferencista terá lugar em 10 de Dezembro próximo) contar com a Professora Mónica Bettencourt Dias actual Presidente do Instituto Gulbenkian de Ciência, que decerto desenvolverá um tema ligado com a política de investigação científica. Não há ainda uma data, mas tudo leva a crer que a Conferência se realize nas instalações da Fundação Gulbenkian.
Em 9 de Maio de 2019 o Professor Tiago Pitta e Cunha, no Teatro da Trindade-INATEL, pelas 18 horas, versará o tema “O Oceano, o Planeta e o Século – como se deve posicionar Portugal nesta equação fundamental”. Como é sabido, o Conferencista tem dedicado a sua melhor atenção a essas matérias, da maior importância para Portugal, face até à imensidão das potencialidades da zona económica exclusiva que caberá a Portugal, o que não virá sem um acréscimo substancial das nossas responsabilidades.

Ainda no mês de Maio (os feriados de Junho complicam-nos a vida com a eventualidade das “pontes” que se criam), dia 22, no Teatro da Trindade, pelas 18 horas, o Professor Engenheiro Luis Braga da Cruz, tratará de “O território e a coesão nacional”, matéria tão crucial neste País de desenvolvimento territorial assimétrico.
Embora seja ainda muito cedo para estabelecer datas, já obtivemos a concordância do Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, actual Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para fazer a Conferência do mês de Outubro de 2019.
E, digo igual modo, podemos comunicar que o Dr. João Costa Pinto, uma autoridade em política financeira e bancária fará a Conferência de Novembro de 2019.
É ainda prematuro comunicar algo sobre as duas últimas Conferências do III Ciclo, que terão lugar em Janeiro-Fevereiro de 2020.


2. Temos trabalhado também arduamente na revisão das provas do nosso livro do II Ciclo. Estamos “presos” por um único texto, esperamos poder dar-vos dentro de breves dias dados concretos sobre a data de apresentação do livro, que em princípio será no Centro Nacional de Cultura e feita pelo com a Dr. João Salgueiro.
Está adiado para 2019, mas não esquecido, o Debate da Hora sobre a crise da Natalidade em Portugal e seus efeitos.

3. Resta-nos desejar a todos um caloroso Natal e um Ano de 2019 que vos seja propício e, em geral, que mantenha e reforce a recuperação da nossa economia e dos níveis de bem-estar social a que os portugueses justamente aspiram.
 

26 de Novembro de 2018
Pela Direcção do CIDSENIOR
Alberto Regueira
Alexandra Costa Gomes
Celeste Coimbra

cidsenior

Movimento para a Cidadania Sénior

Partilhe connosco o que pensa!

   Sugestões, opiniões, propostas e desde logo a sua declaração de adesão ao movimento CidSénior são bem vindos.

Sede provisória: Palácio da Independência

Largo de S. Domingos, nº 11

1150-320 Lisboa

Construção e gestão do site por Edite Correia                                                                                                                       última atualização   30-03-2020

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now