COMUNICAÇÃO

 

Caros Amigos,

 

1. O CIDSENIOR foi atingido inesperadamente por um rude golpe – faleceu o Professor

Veiga Simão. Figura destacadíssima de cidadão, cientista e político, o Professor Veiga

Simão foi chamado, por consenso alargado, a presidir uma Comissão «ad hoc» que

orientava o desenvolvimento do nosso projecto de preparar e publicar contribuições para

a Reforma do Estado, matéria importantíssima de que toda a gente fala, mas quase ninguém se decide a trabalhar e a trazer propostas concretas para bem de Portugal.

Vamos ter que cerrar fileiras e continuar sem ele, mas na linha abrangente e ética que o Professor tanto desejava e que aliás preconizou na Conferência realizada em Outubro de 2013. Esse notável ensaio será utilizado, com o seu assentimento, para texto introdutório de todas as contribuições para a Reforma do Estado, que esperamos ter prontas no fim do corrente ano. Alguém, em seu lugar, terá que escrever a síntese final, visando conferir ao nosso contributo a coerência e a relevância que sempre buscámos.

Entretanto, o livro que integrará o trabalho das centenas de pessoas que serão chamadas a participar neste projecto, será dedicado, como não podia deixar de ser, à memória do Professor José Veiga Simão.

2. A 28 de Abril passado o CIDSENIOR e o Centro Nacional de Cultura assinaram um Protocolo de Cooperação na concepção e/ou realização de projectos de interesse comum.

Como é do vosso conhecimento, o Centro Nacional de Cultura é um nosso irmão mais velho, com um grande e prestigioso passado de lutas pela afirmação dos princípios democráticos e pelo conhecimento e defesa dos valores patrimoniais e espirituais da Cultura portuguesa.

O Protocolo foi assinado por Guilherme de Oliveira Martins e Alberto Regueira, respectivamente pelo CNC e o CIDSENIOR. Já se encontram em discussão ideias para futuras cooperações, além da que se traduz na cedência de espaços para realização de Conferências e outras reuniões do CIDSENIOR.

 

3. Entretanto o projecto «Reforma do Estado» acelera, para que muito trabalho quase definitivo fique preparado antes do Verão.

 

Informamos todos os nossos Associados que as primeiras 3 Conferências desse projecto terão lugar na maior sala de reuniões do Centro Nacional de Cultura, com entrada pelo Largo do Picadeiro nº10, Largo esse que contempla de cima o Largo do Teatro Nacional de S. Carlos, sempre no horário 14,30 – 17,30 horas.

 

A primeira Conferência terá lugar no dia 19 de Maio (2ªFeira), e incluirá a discussão de dois textos de temática muito diferenciada – o primeiro, «O Papel do Estado na Economia», relatado por Alberto Regueira e comentado por João Salgueiro, e o segundo, sobre «Política Externa e Diplomacia», relatado pelo Embaixador Duarte de Jesus e comentado pelo Embaixador Vieira Branco. Os comentaristas suscitarão os necessários debates que se generalizarão a todos os interessados.

 

A segunda Conferência realiza-se a dois de Junho (segunda feira), e os temas são «Defesa da Concorrência» (relator Alberto Regueira) e «Indústria e Energia» (relator Engenheiro José Torres Campos).

 

A terceira Conferência realiza-se a vinte e três de Junho (segunda feira), e os temas são «Política de Defesa e Segurança» (relator General Garcia Leandro) e «Cultura. Informação» (relator Guilherme Oliveira Martins).

 

Os comentadores da 2ª e 3ªConferências serão indicados mais tarde.

 

Contamos com a vossa presença e participação empenhada!

 

Com a realização deste projecto, todo o Movimento vai mexer…

 

Alberto Regueira

Alexandra Costa Gomes

Celeste Coimbra

 

Lisboa 7 de Maio de 2014

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now