Programa de Atividades para 2019

1. Sem prejuízo de responder a circunstâncias inesperadas ou a solicitações de reacção que façam sentido e nos sejam dirigidas, o CIDSENIOR não está a prever afastar-se das grandes linhas de actividade que lançou e tem mantido. Porque, pela sua própria natureza, elas não são susceptíveis de esgotamento, e também porque nos faltam recursos para tanger múltiplos instrumentos ao mesmo tempo.

           

                                                                 

2. As “Conferências do Chiado” (III Ciclo) serão enriquecidas em 2019 com mais 9 andamentos.

Em Janeiro, tivemos a presença do Professor José Santos-Victor (apresentado pelo Professor Porfírio Silva), grande autoridade portuguesa no domínio da robótica, que explorou as perspectivas que se abrem ao grande desenvolvimento da robótica, tanto no plano das empresas como da vida em sociedade, e dos efeitos de vária ordem que daí decorrem.

A primeira Conferência de Fevereiro coube ao Professor Luís Moita, que se inquiriu se o Ocidente poderia evitar o seu declínio, desmentindo assim algumas previsões pessimistas que já se fazem quanto a novos protagonistas principais neste século XXI. Foi seu apresentador o Professor José Manuel Pureza.

A segunda Conferência de Fevereiro trouxe-nos a Professora Maria de Lurdes Rodrigues, que, com a sua grande experiência, dissertou sobre os desafios da política de educação e de investigação científica. Foi apresentada pelo Professor João Trocado da Mata.

Em Março, dia 13, tivemos, no Salão Nobre do Teatro da Trindade, um grande jornalista português, Nicolau Santos, que colocou a actual crise da comunicação social de qualidade no 2 plano de uma crise da democracia, e com toda a razão. Apresentou-o outra jornalista prestigiosa, Luísa Meireles.

Em Maio será compensada a falha de Abril e teremos mais duas Conferências, a sexta e a sétima do III Ciclo, ambas no Salão Nobre do Teatro da Trindade.

Primeiro, no dia 9, o Professor Tiago Pitta e Cunha abordará o seu tema de eleição, o Mar Português, mais concretamente “O Oceano, o Planeta e o Século – como se deve posicionar Portugal nesta equação fundamental”. A apresentá-lo contamos, de novo, com a presença prestigiosa do Almirante Nuno Vieira Matias.

Finalmente, a 22, o Professor Luís Braga da Cruz tratará de “O Território e a Coesão Nacional”.

Antes da pausa de Verão, teremos ainda a 8ª Conferência do Chiado do III Ciclo, a 6 de Junho. A Professora Mónica Bettencourt Dias, nova presidente do Instituto Gulbenkian de Ciência, que dissertará sobre as prioridades a atribuir e os objectivos a estabelecer para a política de investigação fundamental em Portugal. A Conferência será naturalmente na Sala 2 da Fundação Gulbenkian.

No mês de Outubro, dia 24, no Salão Nobre do Teatro da Trindade, já depois de realizadas as eleições europeias e também as eleições legislativas portuguesas, portanto, num momento particularmente indicado à reflexão sobre o novo xadrez político internacional, um grande especialista, o Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assumirá a 9ª Conferência do III Ciclo.

A 5 de Novembro, e nas mesmas instalações, o Dr. João Costa Pinto, economista de brilhante carreira responderá ao tema “Para onde vai a Europa? As economias periféricas e o euro – a situação da economia portuguesa”. Será apresentado por outro brilhante economista e bom amigo do CIDSENIOR, o Dr. José Manuel Félix Ribeiro.

As duas últimas Conferências do Ciclo ficarão, como é normal, reservadas para Janeiro e Fevereiro de 2020. Uma delas está garantida, a outra ainda não, mas temos esperança de que os nossos esforços serão bem sucedidos. E como já é hábito do CIDSENIOR, contamos terminar o III Ciclo num patamar muito elevado …

3. A indisponibilidade em Abril da Professora Mónica Bettencourt Dias abriu-nos uma janela de oportunidade para realizar o primeiro “Debate da Hora” do corrente ano.

Será a 9 de Abril, no Salão Nobre do Palácio da Independência (SHIP), ao Largo de S. Domingos, pelas 17 horas.O tema diz respeito às consequências da crise demográfica que Portugal atravessa a todos os níveis e à necessária revisão das políticas que maior influência possam exercer sobre o fenómeno.

O Dr. José Manuel Félix Ribeiro fará a apresentação do problema e conduzirá a Mesa-Redonda, que integrará a Professora Teresa Rodrigues, da Universidade Nova, o Professor Manuel Carrageta, Presidente da Sociedade Portuguesa de Gerontologia e Geriatria, e um grande especialista em segurança social, o Dr. Paulo Pedroso.

Aproveitando a recente realização das eleições europeias, teremos a 25 de Junho, 3ª feira, um segundo “Debate da Hora”, onde buscaremos esclarecimento do significado do ocorrido, também nos seus efeitos eventuais sobre a magna questão do “brexit”. A composição da Mesa ainda não está definida.

Estuda-se ainda a hipótese da realização de um terceiro “Debate da Hora” na primeira quinzena de Outubro.

4. Contínua em análise a questão da valorização do “Site” do Movimento, sendo as variáveis decisivas o custo tão pequeno quanto possível que tal acarrete e o efeito estimado na amplificação da influência das nossas actividades e no alargamento eventual que daí se obtenha dos nossos recursos financeiros.

 

Queríamos ainda convidar os nossos sócios e amigos a enviaremnos sugestões e propostas para o nosso trabalho futuro. Relembramos que o primeiro “Debate da Hora” do ano corrente tem um tema proposto por um sócio na Assembleia Geral Ordinária de 2018, de apreciação do Relatório e Contas do ano de 2017.

 

A Direcção do CIDSENIOR

Relatório de Atividades de 2018   saiba mais  »

Programa de Atividades de 2016  saiba mais  »

Relatório e Contas do Exercicio de 2015  saiba mais  »

Relatório e Contas do Exercicio de 2014  saiba mais  »

Programa de Atividades de 2014  saiba mais  »

cidsenior

Movimento para a Cidadania Sénior

Partilhe connosco o que pensa!

   Sugestões, opiniões, propostas e desde logo a sua declaração de adesão ao movimento CidSénior são bem vindos.

Sede provisória: Palácio da Independência

Largo de S. Domingos, nº 11

1150-320 Lisboa

Construção e gestão do site por Edite Correia                                                                                                                       última atualização   30-03-2020

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now